O Papa João Paulo II recebeu na segunda-feira pela manhã em Roma na Sala Paulo VI os milhares de peregrinos que ontem participaram da beatificação dos Servos de Deus Pierre Vigne, Joseph-Marie Cassant, Anna Katharina Emmerick, María Ludovica De Angelis e Carlos da Áustria.

Falando sobre a mensagem e a espiritualidade dos novos beatos, o Pontífice disse que Pierre Vigne e Joseph-Marie Cassant “contemplaram durante muito tempo o mistério da Eucaristia no silêncio da oração”, e pediu que seu exemplo e intercessão “ajudem às comunidades cristãs de hoje a pôr a Eucaristia, fonte e cume da vida da Igreja, no centro de sua vida. Que suscite o impulso missionário de que tem necessidade o mundo para escutar a Boa Nova!”.

O Santo Padre lembrou em seguida que a vida da madre de Angelis, vinculada intimamente à  Argentina,  “esteve consagrada a glória de Deus e ao serviço dos irmãos”. Trabalhou muitos anos no hospital infantil de La Plata, Argentina. “Sua vida foi um contínuo caminho para a santidade, apresentando-se a nossa consideração como intercessora e testemunho de caridade”.

“Em íntima união com o Redentor que sofre a ‘Mística de Münster’ -disse referindo-se à devota Emmerick-, cumpriu a palavra dos Apóstolos, o amor de Cristo, da Igreja, para completar -como escreve São Paulo aos Colossenses- o que falta aos padecimentos de Cristo”.

O Papa concluiu recordando que o beato Carlos de Áustria “quis cumprir sempre a vontade de Deus. A fé foi o fundamento de sua responsabilidade como rei e pai de família. Que seguindo seu exemplo confiemos na guia de Deus também em nossa vida!”.