O Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada e Bispo de Huesca, Dom Jesús Sanz, pediu aos religiosos para não terem medo nem receio dos bispos porque eles não são indiferentes aos "mais nobres acertos" dos religiosos.

O Prelado franciscano fez este chamado aos cerca de 400 Superiores e Superioras Maiores, Gerais e Provinciais, durante a inauguração da 14° Assembléia Geral da Conferência Espanhola de Religiosos (CONFER), que se celebra até 15 de novembro.

"Quando os bispos falam da vida religiosa, quando agradecemos sua fidelidade singela, quando revalorizamos sua missão insubstituível na Igreja, quando lhes animamos e fazemos nossas suas dificuldades", afirmou, "fazemo-lo não só de coração e com afeto, mas também porque amamos em vós o presente de um carisma".

Por isso, pediu não cair naqueles interesses "que não são nem neutros nem inocentes, (mas) que poderiam estar desencadeando desencontros entre nós".

"A Igreja necessita deste seu testemunho, sem o qual nos faltaria o dom do Espírito que através seu Deus nos quis dar de presente", afirmou.