A Confederação Nacional Católica de Pais de Família e Pais de Alunos (CONCAPA), expressou seu apoio ao colégio de Barcelona Loreto-Abat Oliva por ter objetado a disciplina Educação para a Cidadania (EpC), e defender os valores que propõe seu próprio ideário.

CONCAPA felicitou aos pais de família por "defender corajosamente sua liberdade e o direito constitucional que reconhece seu preferencial direito a educar a seus filhos conforme a seus critérios religiosos, filosóficos e morais"; e ao centro educativo por "defender a liberdade de ensino e seu próprio ideário, que considera é inadaptável aos conteúdos da EpC".

Do mesmo modo, criticou a Generalitat da Catalunha por ameaçar ao centro e aos pais, pelo fato de usar legitimamente seu direito constitucional à objeção de consciência e por haver-se atrevido "a dissentir do pensamento político governamental que pretende ser imposto a todos os catalães".

Advertiu que um governo que atua desta maneira "perde toda sua legitimidade democrática e se converte em um governo totalitário e repressor, que impõe aos indivíduos incluso o que têm que pensar, começando pelas crianças que são as mais indefesas".

Finalmente, CONCAPA chamou as demais escola espanholas a seguir o exemplo do colégio Loreto-Abat Oliva e não aceitar a imposição da EpC tal e como está desenhada.

O colégio Loreto-Abat Oliva recebeu recentemente também o apoio da plataforma cidadã Hazteoir.org e de Profissionais pela Ética, que advertiu que se a Generalitat cumprir sua ameaça de fechar o colégio, estaria "cometendo uma ilegalidade".