A Fundação OSCUS –Obra Social Cultural Sopeña– será condecorada amanhã, 15 de novembro, pelo Prefeito de Guayaquil, Jaime Nebot, em reconhecimento a seus 75 anos de serviço na cidade a favor das pessoas de escassos recursos.

A cerimônia se realizará na Municipalidade de Guayaquil e forma parte das atividades programas para este novo aniversário. Do mesmo modo, o Arcebispo de Guayaquil, Dom Antonio Arregui, presidirá uma Missa de ação de graças em 18 de novembro na igreja de São Francisco.

"Desejamos convidar à Eucaristia de ação de graças às pessoas que são parte dos 500 mil alunos que passaram por seus salões nestes 75 anos, graças à colaboração de professores e voluntárias que capacitaram e promoveu a fraternidade, cumprindo o desejo de sua Fundadora Dolores Sopeña de ‘Fazer de todos uma só família’", expressou sua diretora, Maria Jesús González.

A Fundação OSCUS pertence à Congregação Religiosa Instituto Catequista Dolores Sopeña, e beneficiou a cerca de 500 mil pessoas só em Guayaquil.

A nível nacional está presente na Quito, Ambato, Riobamba e Manta; a nível internacional, encontra-se na Espanha, Itália, México, República Dominicana, Cuba, Colômbia, Chile e Argentina.

A obra foi fundada pela espanhola Dolores Sopeña em 1932 e beneficia atualmente a mais de três mil cidadãos cada ano, desenvolvendo seus valores e habilidades, aparentemente dormidas. Além disso, brinda-lhes uma fonte de trabalho com o fim de que sua qualidade de vida melhore.