O Bispo Auxiliar para os assuntos culturais do Patriarcado da Babilônia dos caldeus e Reitor do Babel College –a única faculdade teológica no Iraque– Dom Jacques Ishaq, assinalou que "o Presidente Talabani lhe prometeu ao Patriarca caldeu Mar Emmanuel III Delly" sua intervenção para que "os alunos cristãos possam realizar no do ano um exame de religião cristã", o que implicaria seu ensino.

Em entrevista concedida ao Escritório para a Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Torino, o Prelado indicou que "o sistema educativo iraquiano se apóia na avaliação centesimal que se obtém com a soma das notas finais em cada matéria estudada. Em muitas escolas o único ensino religiosa que se ministra é a islâmica e, em conseqüência, os estudantes cristãos a têm muito difícil para ter notas similares às de seus companheiros muçulmanos que, assim, fazem um exame mais".

Por este motivo, o Patriarca caldeu Mar Emmanuel III Delly –que será criado Cardeal em 24 de novembro pelo Papa Bento XVI– "pediu ao Presidente iraquiano que garanta o ensino da religião cristã nas escolas públicas aonde a percentagem dos alunos cristãos chegue a 25%".

Outra das dificuldades que Dom Ishaq considera sobre este tema é "encontrar hoje professores que ensinem religião cristã. A fuga e a emigração forçada dos cristãos fizeram que saiam do país muitas figura preparadas. Além disso estão os problemas do caos que reina em Bagdá e que também alcançaram ao ministério de Instrução e aos responsáveis por tais decisões que às vezes podem obstaculizar ou alentar as leis que favorecem à minoria cristã".

Ante aos problemas, precisa o Prelado, "os cristãos ainda são percebidos como portadores de cultura".

Conforme informa a agência SIR, antes da nacionalização no Iraque das escolas em 1972, "os colégios cristãos eram considerados os melhores do país tão assim que as famílias muçulmanas mais importantes mandavam a seus filhos a estas escolas. Atualmente, alguns dos protagonistas da atual cena política nacional, de fé islâmica, estudaram nelas".