A Conferência Episcopal Boliviana (CEB) chamou à sociedade e líderes políticos a procurar o diálogo construtivo e sincero para resgatar à Assembléia Constituinte, apanhada por radicalismos e intransigências, e possa cumprir com o trabalho para a que foi escolhida.

"Unicamente com o diálogo construtivo e sincero se conseguirá superar as diferenças e se alcançarão as transformações urgentes requeridas no país. Isto vale de maneira especial para a Assembléia Constituinte a fim de que possa cumprir com a grave responsabilidade de configurar estas mudanças na nova Constituição Política do Estado, tal como o povo boliviano confiou", expressou ao término de sua 85° Assembléia Plenária.

O trabalho da Assembléia ficou paralisada pelo conflito pela capital do país entre o Sucre e La Paz, que somado a outros aspectos, impediu-lhe em mais de um ano aprovar um só artigo.

Os bispos recordaram que a Assembléia é "uma grande oportunidade de abertura à esperança", para a qual é necessário tender pontes de encontro, reconciliação e diálogo, que permitam construir uma democracia verdadeira "em que todos possamos exercer em liberdade nossos direitos e cumprir nossas obrigações".

"Esta grande oportunidade, com todas as esperanças que despertou na consciência do país, temos que dizê-lo com dor, está inundada e com grave risco de fracassar por radicalismos, intransigências, interesses setoriais e revanchismos de um lado e outro", expressaram.

A racionalidade, assinalaram, deve sobressair na relação entre bolivianos, "desterrando o recurso à violência que se converteu quase em uma prática normal" no país.

"É preciso ater-se ao marco de legalidade estabelecido e assumir, com claridade e decisão, os princípios humanos e cristãos, que são a base de toda convivência social: a dignidade da pessoa humana, o destino universal dos bens, a subsidiariedade, a participação, a solidariedade, o bem comum, e os valores da liberdade, a verdade, a justiça, a caridade, a transparência e a paz", afirmou o comunicado.

A mensagem completa dos bispos pode ser lida, em espanhol, em: http://www.iglesia.org.bo/sitio/informaciones/index_noticia.php?id=545