O Arcebispo de Valladolid, Dom Braulio Rodríguez Plaza, advertiu que a tolerância se converteu muitas vezes em indiferença a valores permanentes, como o direito à vida, por isso insistiu aos católicos a confrontar este "desafio formidável" como uma oportunidade para mostrar "a força de nossa fé"

Em sua carta pastoral intitulada "Desafios para a fé", o Prelado comenta as "restrições" que se vive nos ambientes europeus na filosofia, a ciência e também a fé. "Chega-se à degradação do ser humano mediante um materialismo teórico e prático e a tolerância se converteu muitas vezes em indiferença a valores permanentes", manifestou.

O Arcebispo recordou em sua carta as palavras do Papa Bento XVI em sua recente viagem a Áustria nas que exercia como porta-voz das crianças por nascer, "que não têm voz", para exigir aos líderes políticos que não permitam que os filhos sejam considerados uma enfermidade; quando em realidade não o são.

"Não fecho os olhos ante os problemas e os conflitos que experimentam muitas mulheres e sou consciente de que a credibilidade de minhas palavras depende também do que a Igreja mesma faz para ajudar às mulheres que atravessam dificuldades", expressou Dom Rodríguez.

O Prelado espanhol aproveitou a ocasião animar aos católicos a que na vida diária se mantenham ativos, dialogantes "e mostrando que entre fé, verdade e razão há uma correspondência substancial e não oposição".