Pela primeira vez na história, mais de meia centena de parlamentares e governantes de 17 países se uniram para trabalhar pela defesa da vida, com a criação da Assembléia Mundial do Parlamentares pela Vida no Chile.

Para Lola Velarde, presidenta da Rede Européia do Instituto de Política Familiar, este é "um ponto de inflexão no trabalho a nível mundial pela vida".

"Do Instituto de Política Familiar não só animamos e celebramos este acontecimento mas sim colaboramos ativamente para sua continuidade e expansão por todos os países e organismos supranacionais", indicou.

O fato se celebrou na Universidade chilena de Santo Tomás com a participação de 400 pessoas, além dos parlamentares, prefeitos, vereadores, representantes de associações pró-vida e jovens universitários.

Conforme informou o Instituto, a Assembléia Mundial de Parlamentares pela Vida será presidida pela senadora argentina Liliana Negre. Na jornada inaugural da Assembléia se celebrou uma Mesa Redonda sobre experiências bem-sucedidas em favor da vida na América Latina com casos no México, Peru, Chile e Nicarágua.