O Núncio Apostólico nos Estados Unidos da América, o Arcebispo Pietro Sambi, anunciou que o Papa Bento XVI realizará sua primeira visita a este país entre 15 e 20 de abril do próximo ano. Os planos desta viagem de cinco dias incluirão um discurso ante a Nações Unidas em Nova Iorque e atividades em Washington D.C.

O itinerário do Santo Padre começará em 16 de abril com uma reunião com o Presidente George W. Bush na Casa Branca, em Washington D.C., seguida por um encontro com os bispos norte-americanos no Santuário da Imaculada Conceição da mesma cidade.

No dia 17, o público norte-americano poderá ter sua primeira oportunidade de ver o Pontífice em uma Missa que se celebrará no novo Estádio dos Nationals, a equipe de beisebol local. Posteriormente, o Papa participará de um encontro inter-religioso no Centro Cultural João Paulo II.

No dia 18 de abril, sexta-feira, o Papa começará seu percurso por Nova Iorque com um histórico discurso à Assembléia Geral das Nações Unidas.

Ao dia seguinte, na Catedral de São Patrício, em plena Quinta Avenida de Manhattan, tornará a presidir uma Eucaristia multitudinária.

Durante a última jornada de sua viagem, no domingo, dia 20, o Santo Padre visitará a "O Marco Zero" e celebrará pela tarde uma Missa no estádio dos Yankees de Nova Iorque.

No lugar que ocuparam as Torres Gêmeas, Bento XVI "mostrará sua solidariedade com aqueles que morreram, com suas famílias e com todos os que desejam o fim da violência e procuram a paz", assinalou Dom Sambi.

Finalmente, o Núncio Apostólico expressou sua esperança de que a visita papal traga "um novo brio, um novo Pentecostes à Igreja nos Estados Unidos".