Ao apresentar esta manhã no Vaticano o programa das celebrações pelo 150º aniversário das Aparições da Imaculada Conceição à Bernadette Soubirous em Lourdes, o Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Jacques Perrier, assegurou a presença, embora sem definir a data, do Papa Bento XVI no santuário Mariano localizado em sua diocese.

Durante a conferência de imprensa realizada na Sala Stampa da Santa Sé, o Prelado assinalou que por motivo deste aniversário se celebrará um Jubileu de 8 de dezembro de 2007, solenidade da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro do próximo ano.

Respeito à viagem do Papa, Dom Perrier assegurou que se trata de "algo certo", revelando ter recebido uma carta do Pontífice em que "expressa suas intenções de participar de um momento significativo do ano jubilar", embora, afirmou o Bispo, "no momento não sabemos em que data". Não sabemos qual será esse "momento significativo" que se tornará ainda mais "significativa" graças à presença do Santo Padre, acrescentou o Prelado francês.

Programa jubilar

Ao detalhar o programa de atividades jubilar, Dom Perrier explicou que na diocese da Lourdes se realizarão diversas iniciativas entre as quais destacam doze missões dirigidas a diferentes grupos como doentes, jovens, portadores de necessidades especiais e pobres.

O Bispo assinalou que em 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes, Jornada Mundial do Enfermo, comemora-se a primeira das 18 aparições da Virgem à Bernadette. Uma semana depois, em 18 de fevereiro, festa de Santa Bernadette, celebra-se o começo da quinzena das aparições.

Em 25 de março se recorda a décima sexta aparição da Virgem a jovem vidente. "Neste dia, festa da Anunciação, "a Senhora –disse o Bispo–  diz finalmente seu nome: Eu sou a Imaculada Conceição".  

Mais adiante afirmou que coincidindo com a Jornada Mundial da Juventude de Sidney (Austrália) em julho de 2008, de 15 a 20 desse mês está prevista em Lourdes a atuação de vários grupos de jovens artistas cristãos.

Deste modo anunciou a realização de um congresso mariológico que se celebrará de 4 a 8 de setembro em Lourdes, sobre "As aparições da Virgem Maria: entre história, fé e teologia".

Este aniversário, explicou, celebrar-se-á com uma Missa Jubilar composta pelo mestre de capela dos santuários, irmão Jean Paul Lécot. Em 8 de dezembro se inaugurarão, além disso, em comemoração João Paulo II, os mosaicos que representam os Mistérios Luminosos do Rosário, realizados na fachada da basílica de Nossa Senhora do Rosário, pelo Pe. Marko Ivan Rupnik.

Finalmente, o Prelado assinalou que se espera que no Ano Jubilar se dirijam a Lourdes oito milhões de peregrinos.

Até o momento se sabe que o Papa Bento XVI realizará durante a 2008 e três viagens fora da Itália: sem data definida a França, em abril aos Estados Unidos da América, e em julho a Austrália por motivo da Jornada Mundial da Juventude.