Quando o Senado do Uruguai aprovou a despenalização do aborto no país e esta medida deve ainda discutir-se na câmara de deputados e enfrentar o mais logo possível veto do Presidente Tabaré Vásquez; cerca de 4.000 peregrinos e todos os bispos do país chegaram ontem até a localidade de Florida para rezar pela defesa da vida, aos pés da Padroeira nacional, a Virgem dos Trinta e Três.

Na Eucaristia celebrada na praça principal da Cidade e presidida pelo Bispo de Florida, Dom Raúl Scarrone, o Prelado indicou o desejo de todos de rezar ante a Virgem para que "todos tenham vida e vida plena, quando se discutem leis em amostras câmaras, para que se respeite a vida do momento da concepção, e até o último momento, a vida sempre é de Deus".

Do mesmo modo, o Prelado recordou que "estes dias estamos reunidos os Bispos e nestes dias estamos tratando de elaborar as novas orientações pastorais para nos próximos anos em nossa Igreja. Pôr esses desejos, essas orientações e pedi-la a Ela como se pedia na V Conferência de Aparecida, que dela aprendamos a ser verdadeiros discípulos e missionários de seu Filho Jesus Cristo".

"E creio que também toca a todos pôr a intenção no coração de nossa Mãe para que se criem laços de fraternidade, de diálogo e de amor entre os povos do Uruguai e da Argentina nestes momentos difíceis que estamos vivendo", adicionou o Prelado.

Por sua parte, o Bispo de Salto, Dom Pablo Galimberti, indicou na homilia que todos os católicos devem evangelizar com "a alegria da fé manifestada uma e outra vez, da fé mantida, perseverante, que suporta embates, adversidades, provas" e a contagiá-la; e precisou que a luta principal para o cristão reside em não deixar que se apague o coração e fazer que "o amor de Deus entre mais profundamente", protegê-lo, defendê-lo e contagiá-lo.

A Missa foi concelebrada pelo Núncio Apostólico no Uruguai, Dom Janusz Bolonek, e todos os bispos do país.