O Papa Bento XVI enviou um telegrama com suas condolências pelo recente falecimento em Tóquio, com idade de 77 anos, do Cardeal Stephen Fumio Hamao, Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.

Na mensagem enviada ao Bispo de Yokohama e aos familiares do Cardeal Hamao, o Pontífice expressa sua gratidão pelo testemunho do Cardeal, sua proximidade aos pobres e seu generoso serviço à Igreja. "Confio à misericórdia de Deus a alma deste filho, orgulho do povo japonês".

O Santo Padre também enviou seus pêsames à embaixada do Japão ante a Santa Sé. Nesta mensagem o Pontífice indica que "o Cardeal trabalhou com grande dinamismo e presença em favor dos Migrantes, uma das temáticas mais importantes para a comunidade internacional. Também é significativo sua contribuição nas relações entre a Santa Sé e Japão".

Do mesmo modo, Bento XVI enviou outro telegrama a Teresa Teruko Uematsu, irmã do Cardeal, no qual assegura sua oração pelo eterno descanso do falecido e pede para seus familiares "o consolo e a paz que nascem da firme esperança" nas promessas de Cristo.

Nascido em Tóquio, o Cardeal Hamao estudou Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Foi ordenado sacerdote aos 27 anos, e ordenado Bispo Auxiliar de Tóquio e em seguida Bispo de Yokohama. Chegou a ser Presidente do Cáritas da Ásia e Oceania. Em 1998 João Paulo II o nomeou Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e o criou Cardeal em 2003.

Os funerais do falecido Cardeal acontecem hoje em Yokohama.