Ante 200 mil pessoas que abarrotaram a localidade de Chimpay, Rio Negro, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, proclamou hoje beato a Ceferino Namuncurá, o "Lírio dos Pampas", um índio mapuche e irmão salesiano que morreu aos 19 anos de idade, enquanto se formava para ser missionário.

Conforme informou a agência católica argentina AICA, o Cardeal Bertone declarou Ceferino beato, ante a gritaria dos presentes e anunciou que sua festa será em 26 de agosto, data de seu nascimento.

A cerimônia foi concelebrada pelo Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Bergoglio, e por meia centena de bispos. Assistiu o reitor maior da ordem dos salesianos, Pascal Chávez Villanueva, e o vice-presidente argentino, Daniel Scioli.

Após o pedido formal de beatificação a cargo do Bispo de Viedma, Dom Esteban Laxague, Hermelinda Painequeo, junto com Aparicio Millapi, fizeram o próprio em língua originária para que Ceferino seja inscrito no livro dos beatos.

 "É a primeira vez que se faz uma beatificação não em uma grande cidade, mas sim em um povoado pequeno porém maior por esta multidão de amigos de Ceferino", destacou o Cardeal Bertone em sua homilia.

O Cardeal destacou ante a imagem de Ceferino, que esta beatificação "significa recordar e apreciar no mais profundo as antigas tradições do povo mapuche, audaz e indômito".

"Ao mesmo tempo em que nos ajuda a descobrir a fecundidade do Evangelho que nunca destrói os dores autênticos que há em uma cultura mas sim os assume, purifica e aperfeiçoa", meditou.

O Cardeal Bertone destacou que "a mesma vida do novo beato é como uma parábola desta profunda dívida, Ceferino jamais esqueceu que era mapuche, com efeito seu ideal supremo era ser útil a seu povo".

Entre os milhares de participantes, encontravam-se numerosos mapuches com vestimentas tradicionais e Valeria Herrera, uma jovem mãe cordovesa de 33 anos e protagonista do milagre que possibilitou a beatificação de Ceferino. Ela foi curada total e inexplicavelmente de um câncer uterino no ano 2000 por intercessão do novo beato.

Sua vida

Ceferino nasceu em 26 de agosto de 1886 na Patagônia argentina, era filho do cacique araucano Manuel Namuncurá. Ceferino era a esperança de sua tribo e foi enviado a uma escola Salesiana em Buenos Aires onde logo descobriu sua vocação religiosa.

Feito irmão salesiano, desejava converter-se em sacerdote missionário para evangelizar aos seus. Entretanto uma penosa enfermidade lhe impediria de fazê-lo pois morreu aos 19 anos de idade na ilha de Tíber, em Roma.

O vida virtuosa deste jovem indígena logo se difundiu por toda a região e em pouco tempo as conversões dos araucanos tinham aumentado grandemente, sua causa foi introduzida na Congregação para a Causa dos Santos e em 1972, Ceferino foi nomeado Servo de Deus.