O Cardeal Geraldo Majella Agnelo inaugurará no próximo 15 de novembro o "1º Foro Brasileiro de Cultura", que girará em torno do tema da beleza, o amor e a evangelização.

Prévio ao Foro, o Cardeal Agnelo inaugurará o III Encontro de Centros Culturais Católicos do Cone sul que se realizará em São Salvador da Bahia de 12 a 14 de novembro no Instituto Feminino da Bahia e onde participarão representantes de Centros Culturais do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

O Foro sobre Beleza, Amor e Evangelização contará com a presença do Cardeal Majella Agnelo, de Dom João Orani Tempesta, Arcebispo de Belém do Pará e Presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social do Episcopado Brasileiro (CNBB); e do Secretário do Pontifício Conselho para a Cultura da Santa Sé, o Pe. Bernardo Ardura.

"A Igreja sempre estabeleceu uma relação com o belo e a realização deste Foro de Cultura com esta temática reforça essa sintonia", explicou Dom Gregório Paixão, membro Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB. "A beleza está inserida no cotidiano. Na Igreja não é diferente, e a beleza se reflete na liturgia, na estética do homem diante de Deus. E o homem se sente atraído pela beleza porque é atraído por Deus", adicionou.

Segundo os organizadores, o encontro, dirigido a religiosos e religiosas, agentes de pastoral, teólogos, professores, seminaristas e artistas; busca apresentar ao mundo da cultura a proposta da Igreja Católica de revalorizar o papel da beleza como caminho de evangelização.

"É também objetivo do encontro possibilitar a atualização do discurso da Igreja na propagação do Evangelho através de novos médios para difundir, na realidade brasileira, a reflexão sobre a evangelização pela beleza", adicionam.

O evento contará com especialistas nos diversos campos da teologia e a estética, incluindo ao reconhecido arquiteto católico brasileiro Claudio Pastro, considerado como um dos melhores artistas de seu gênero no mundo.

Centros Culturais

O encontro de Centros culturais que antecederá ao foro, é promovido pelo Pontifico Conselho para a Cultura, com o fim de dialogar sobre a ação destas instituições nos centros urbanos e no advento de novas linguagens tecnológicas.

Especialistas brasileiros, argentinos, chilenos e peruanos serão conferencistas do, que contará com a participação do Secretário do Dicasterio, o Pe. Bernardo Ardura.