O Bispo de Avellaneda-Lanús, Dom Rubén Frassia, advertiu que as ideologias fazem que a pessoa só aceite "a aqueles que pensam igual e rechaça ao outro que não pensa como ele. A ideologia vê idéias. Em troca Jesus vê e ama pessoas. Nós na Igreja não amamos ideologias mas sim devemos amar as pessoas".

Depois de destacar que é "importante saber ver sem ideologias" e "saber ver e reconhecer à pessoa como pessoa", o Prelado se referiu à passagem bíblica de Zaqueu, o cobrador de impostos que se enriquece a gastos de outros, que serve para "reconhecer que o Senhor o tocou, transformou-o e o mudou". Isto é "muito importante", porque mostra "como a presença do Senhor abre o coração, e também abre as mãos e o bolso transformando-se em generosidade", acrescentou.

"Muitas vezes temos caridade, mas às vezes essa caridade no dar é ambígua. Às vezes, dando buscamos a nós mesmos e tratamos ao outro como um objeto para que receba nossa dádiva. Entretanto, quando a gente não trata ao outro como um objeto ou como um consumidor, trata-o como uma pessoa e uma pessoa merecedora do que um, livre e gratuitamente, quer-lhe dar", explicou.

Finalmente, o Bispo fez votos para que, como Zaqueu, "também nós tenhamos a mesma atitude de conversão e mudança de vida. O arrependimento, que é intelectual, reside na vontade, na mudança de vida. Muitas vezes o egoísmo, as paixões, freiam nossa conversão. Terá que lhe pedir ao Senhor que nos libere da pressão da paixão e do egoísmo para que possamos viver livre e gratuitamente".