Ao presidir esta sexta-feira na Praça Maior a Missa em honra à Virgem de Almudena, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Rouco Varela, pediu à padroeira da capital espanhola que "sustente e anime" aos madrilenos no "empenho e compromisso apostólico de transmitir íntegra e plenamente a fé no Jesus Cristo, como testemunhas valentes de seu Evangelho, com fatos e palavras, especialmente às jovens gerações".

Ante os mais de sete mil paroquianos que se fizeram presentes no recinto madrileno, o Cardeal pediu também a Virgem de La Almudena que "conceda a perseverante e iludida fortaleza e perseverança" para que "ante os novas gerações de Madri e entre os novos madrilenos, vindos da emigração" imponha-se a "Espanha evangelizada, evangelizadora".

Durante a celebração litúrgica -em que o prefeito, Alberto Ruiz Gallardón, renovou o tradicional Voto da Vila a sua padroeira e sua esposa realizou uma oferenda floral à Virgem-, o Cardeal recordou a primeira visita, em 1982, do Papa João Paulo II ao país ibérico.

"Proféticas foram suas palavras sobre a verdade do matrimônio nascido do amor esponsal mútuo, fiel, indissolúvel, entre o homem e a mulher e sobre a necessidade da abertura do ato mesmo do encontro conjugal ao dom da vida", disse o Cardeal em sua homilia.

Também pronunciou umas palavras sobre a "denúncia" do hoje Servo de Deus "pelo que começava a ser a aceitação social desse atentado contra a vida dos mais inocentes, os não nascidos, que é o aborto".

João Paulo II clamou, continuou o Cardeal, que "quem negar a defesa à pessoa humana mais inocente e débil, à pessoa humana já concebida embora ainda não nascida, cometeria uma muito grave violação da ordem moral" e precisou que "nunca se pode legitimar a morte de um inocente".

Por isso, o Arcebispo de Madri convidou a todos os presentes a "não desfalecer em nossa vocação e missão de ser portadores do Evangelho a nossos irmãos e irmãs do Madri de hoje".

Finalmente, o Cardeal ressaltou que a Virgem de La Almudena é "o orgulho do Madri cristão sempre aberto ao encontro cordial e generoso com todos os concidadãos vindos de qualquer canto da pátria e de além de nossas fronteiras, hoje tão numerosos".