O Arcebispo da Santa Cruz da Serra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, chamou os bolivianos a não cair na debilitação mas sim mas bem a renovar as forças para achar soluções aos problemas que vive o país atualmente.

Durante a inauguração da 85° Assembléia Plenária da Conferência Episcopal Boliviana, o Cardeal disse que as palavras do Papa Bento XVI de "não temam! Abram, mais ainda, abram de par em par as portas a Cristo!", parecem pronunciadas para o momento presente que vive a Bolívia, de tensões, ameaças, "linguagens violentas e incompreensões cimentadas em uma cultura de enfrentamentos generalizados".

O Cardeal advertiu que em um clima assim "não se dignifica ao ser humano nem lhe abre espaço à participação na vida da sociedade". Deve-se reconhecer a dignidade do homem, explicou, "assim que filho de Deus, redimido e amado pelo Jesus Cristo e chamado portanto a viver a amizade com Ele e com todos os homens".

"Este foi também a mensagem que quisemos dar a nosso país com a ‘Jornada de Oração’ pela reconciliação, a unidade e a paz que celebramos em todas nossas Igrejas e que estamos convencidos que enraizou no profundo de muitíssimos corações", afirmou.

O Arcebispo disse que todos os bolivianos devem acolher o chamado a "ser portadores e construtores de esperança, de paz e de renovado alento, para encontrar a solução dos problemas que são motivo de divisão e ruptura, através do dialogo e respeito mútuo, sobre a base do bem comum e a justiça, e no marco da legalidade que garanta a tão desejada convivência cidadã".

A mensagem completa, em espanhol, se encontra em: http://www.iglesia.org.bo/sitio/informaciones/index_noticia.php?id=537