O Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, difundiu um comunicado no que lamenta profundamente o ocorrido com um sacerdote estrangeiro que teria abusado de vários menores em um internato de menores pertencente a sua jurisdição.

"Com profunda dor tenho que comunicar à opinião pública que um de nossos sacerdotes cometeu abusos desonestos contra menores albergados em um de nossos internatos", começa o texto.

O Arcebispo informou que a Igreja há "dado parte às instâncias de Proteção ao Menor. Deste modo aplicamos as normas da Igreja, afastando imediatamente ao sacerdote dos meninos e lhe proibindo indefinidamente o exercício do ministério sagrado até a realização do processo canônico".

Depois de assinalar que "para todos, a maior preocupação é a recuperação das crianças", o Arcebispo deplorou a fuga do sacerdote acusado. "Sua busca está em mãos das autoridades. Contudo queremos que saibam que em nível de Igreja ele está proibido de exercer o ministério em qualquer parte, segundo o direito canônico", indicou.

Dom Solari adicionou que "estes fatos nos produzem uma profunda pena e sofrimento, sobre tudo pelo dano causado aos menores e pelo impacto que significa para os papais. De todo coração pedimos perdão".

"Agora, nosso compromisso é concentrar para todos os envolvidos nossos esforços para reabilitar as crianças e lhes oferecer as melhores oportunidades para que deste mal possam encontrar renovados impulsos de bem", concluiu.