A Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), advertiu que a existência de prebendas dentro da política nacional e a falta de desprendimento a favor do bem comum, fazem que a população desconfie cada vez dos políticos e por isso "perguntamo-nos se existir uma autêntica democracia".

"A situação política de nossa pátria nestes últimos 20 anos está marcada pelo que chamamos, em seu momento, ‘a abertura democrática’. Hoje nos perguntamos se existir uma autêntica democracia em nosso país. As eleições políticas deste tempo nos indicam que não basta uma democracia puramente formal, realizada principalmente nos processos eleitorais", expressaram os bispos ao finalizar a 180° Assembléia Plenária.

Em seu comunicado, a CEP criticou que exista de parte dos políticos falta de interesse por implantar o bem comum. "A política segue marcada pelo prebendarismo, não aparecem propostas de modelo de país que convença à cidadania para uma mudança de rumo", alertou.

Nesse sentido, denunciaram que o Paraguai siga afetado pela pobreza e a marginalização.

Por outro lado, os bispos recordaram que "não nos identificamos com nenhum partido político. Deste modo não propiciamos nenhuma candidatura aos diversos cargos eletivos. Mantemos a absoluta neutralidade que nos é dada por nossa condição de Pastores ao serviço da unidade da fé dos cristãos".

Finalmente, recordaram a responsabilidade de todos os cidadãos de "escolher consciente e livremente a nossas autoridades. Não hipotequemos nossa consciência por um pouco de dinheiro. Usemos do direito de votar e sejamos conscientes que o voto é obrigatório".

Participar das eleições de 2008, assinalaram, "pode contribuir para eliminar a corrupção. Por isso devem fixar-se nos programas que contribuam à consolidação da economia solidária e de uma política do serviço ao Bem Comum como constitutivos da democracia".

O texto na íntegra, em espanhol, pode ser lido em: http://www.episcopal.org.py/