A Igreja no Peru se une à celebração pela próxima beatificação do jovem mapuche, Ceferino Namuncurá, com uma Missa de Ação de Graças presidida pelo Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, na Basílica Salesiana Maria Auxiliadora desta cidade.

A celebração Eucarística, que se oficiará no domingo, 11 de novembro, dia da beatificação, às 4:00 p.m.; contará com a presença de bispos, sacerdotes, membros da comunidade Salesiana e autoridades argentinas no Peru.

Esta beatificação, a primeira que se realiza na Argentina, celebrar-se-á na localidade do Chimpay-Rio Negro, lugar onde nasceu Ceferino, e estará presidida pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarsicio Bertone. Além disso estará presente na beatificação o Reitor Maior dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez Villanueva e alguns membros do Conselho Geral salesiano.

Para o Pe. Pascual Chávez, nono sucessor de Dom Bosco, a próxima beatificação "é um convite a acreditar nos jovens, também nos que logo que foram evangelizados, e a descobrir a fecundidade de Evangelho que não destrói nada daquilo que é verdadeiramente humano".

Ceferino Namuncurá nasceu em 26 de agosto de 1886 no Chimpay - Rio Negro e batizado aos 2 anos de idade. Filho do Cacique Manuel Namuncurá. Aos 11 anos pediu a seu pai que o levasse a Buenos Aires para estudar e poder tirar adiante a seu povo. Formou-se com os salesianos e se converteu ao cristianismo para ser missionário de sua própria gente.

"Quero estudar para ser útil a meu povo", era sua ordem e assim unificar seu coração de mapuche e cristão.

Quis ser sacerdote e viajou até a Itália. Morreu em 11 de maio de 1905, aos 19 anos, em Roma vítima de uma enfermidade desconhecida. Foi declarado Venerável pelo Papa Paulo VI em 22 de junho de 1972. Sua causa foi promovida desde 1957 e sua beatificação se concretizou a partir de um milagre ocorrido o ano 2000.