O Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo do México, fez um chamado aos jornalistas nacionais para que sejam “homens e mulheres valentes que se arrisquem na construção de uma sociedade mais justa”.

Segundo o Pururado, o país necessita “de seus melhores cidadãos um compromisso decidido que ajude a levantar o México. Não basta denunciando e criticar, é preciso comprometer-se e colaborar, cada qual com suas capacidades e desde seu âmbito”.

O Arcebispo fez estas declarações na homilia com a qual concluiu a peregrinação anual à basílica de Guadalupe de toda a equipe do jornal O Universal, que neste ano celebrou seu 88º aniversário de fundação.

O Cardeal Rivera recordou que “o jornalismo não é uma profissão qualquer. A informação hoje em dia é um elemento indispensável no funcionamento da sociedade, e deve ser exercida com seriedade e responsabilidade, com um profundo respeito à dignidade e a honra das pessoas, com uma consciência clara do poder e a influência que alcança, um poder que - nunca devem esquecer -, está a serviço das melhores causas: a verdade, a justiça, o progresso, e a convivência social”.

Do mesmo modo, assinalou que o serviço da informação suporta difundir "uma informação honesta e veraz, uma informação que não só denuncie mas também que construa, uma informação apegada à ética e consciente de sua responsabilidade, uma informação que respeite a dignidade das pessoas, sua privacidade, sua honra e sua fama."

Finalmente, pediu-lhes como cristãos "a dar testemunho de sua fé, a anunciar a Boa Nova de Salvação, a empreender desde sua profissão a luta contra o mal, a injustiça e a mentira; e para levar a cabo esta missão não bastam suas próprias capacidades ou forças, é necessária a graça divina, é preciso revestir do poder de Deus e confiar em sua providência”.