O Papa Bento XVI recebeu em audiência à Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), que realizou sua primeira viagem à Santa Sé para reunir-se com os diversos Dicasterios e Conselhos Pontifícios, logo depois de ser escolhida em julho passado.

No encontro estiveram presentes o Presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis; os Vice-presidentes Dom Baltazar Porras Cardozo e Dom Andrés Stanovnik; o Secretário Geral, Dom Víctor Sánchez; e o Presidente do Comitê Econômico, Dom Emilio Aranguren. Também participou o Secretário Geral Anexo, Pe. Sidney Fones.

Em declarações a Associated Press, Dom Sánchez Espinosa, afirmou que o Papa foi "muito amável conosco, muito paternal e nos perguntou por nosso trabalho". Acrescentou que entre as provocações do CELAM está a aparição de seitas na América Latina e a situação social.

Nesse sentido, destacou a religiosidade dos povos como o México, "que temos toda uma tradição com a Virgem de Guadalupe, com nosso povo que peregrina a Guadalupe, ou como o Brasil, aonde o povo vai a Aparecida e todos os países têm seus respectivos santuários marianos".

"O CELAM tem em seu centro de formação e de estudo um observatório pastoral que através de distintos especialistas, estuda a realidade de nossos países para poder oferecer critérios pastorais a nossas Igrejas", assinalou.