O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, afirmou que o Papa Bento XVI "conhece bem a situação da Igreja na Argentina" e anima aos bispos a continuar "sua missão a serviço do Evangelho, esforçando-se por ser guias firmes e pais solícitos da grei confiada a seus cuidados pastorais, custodiando a sã doutrina e promovendo incansavelmente obras de justiça e caridade".

"Sua Santidade os apóia sempre e os acompanha com a oração, e os recorda especialmente na celebração cotidiana da Santa Missa", afirmou durante o Te Deum prévio à beatificação de Ceferino Namuncurá, que fechou a 94° Assembléia Plenária da Conferência Episcopal Argentina.

Depois de pedir que transmitam a saudação do Papa a seus sacerdotes e paroquianos, o Cardeal recordou a missão específica do bispo, seu chamado a viver na oração e no compromisso de "dar novo vigor à comunhão eclesiástica e conservá-la, em primeiro lugar, entre vocês mesmos e também entre suas comunidades diocesanas".

É necessário, afirmou, "uma ação catequética e uma educação cristã que forme um laicado sólido e convencido". Acrescentou que a Igreja não deve ser percebida "como uma simples organização humanitária, mas sim em sua realidade mais autêntica, como família de Deus animada pelo amor de Cristo, cujo objetivo é fazer chegar a cada homem e mulher a mensagem íntegra da salvação".

Finalmente, alentou-os a "caminhar com a confiança posta em Deus, fiéis a sua missão de ensinar ao povo fiel com a palavra e com o exemplo de vida", e pediu à Virgem Maria, a que o povo argentino se dirige com filial devoção invocando-a com muitas e belas invocações, sustente-nos e guie em nosso ministério pastoral".

A Missa foi concelebrada pelo Presidente do Episcopado e Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Bergoglio; e pelo Arcebispo Emérito de Paraná, Dom Estanislao Karlic, quem será criado Cardeal pelo Papa Bento XVI neste 24 de novembro.