O Secretário Geral da Conferência Episcopal do Uruguai, Dom Luis del Castillo Estrada, assinalou que a recente votação a favor da despenalização do aborto no Senado não estará ausente na mensagem que os bispos publicarão ao terminar a Assembléia Plenária que atualmente os reúne em Florida.

Em declarações à ACI Digital, Dom Estrada explicou que não pode adiantar o que os bispos expressarão no comunicado da próxima quarta-feira –quando termina a Assembléia– mas antecipou que o ocorrido "não deve estar ausente".

A aprovação do aborto no Senado deve ser ratificada pela Câmara de deputados e enfrentar o prometido veto do Presidente Tabaré Vásquez.

O também Bispo de Melo indicou que "se trata de uma votação no Senado que aprovou em uma primeira etapa a despenalização do aborto. Isto passa a deputados para sua aprovação e isso nos deixa na metade do processo. Além disso, o Presidente mais de uma vez disse que vai vetar uma lei que legalize o aborto".

Depois de precisar que a Câmara de Deputados necessita "os três quintos da votação para aprovar" esta medida, o Prelado reiterou que "supomos que este tema não vai estar ausente" no documento que emitam os bispos ao finalizar sua Assembléia.

Os bispos uruguaios seguirão reunidos em Assembléia até quarta-feira, 14 de novembro, em uma casa de retiro da localidade de Florida, a 80 quilômetros de Montevidéu.

Esta semana, o Senado uruguaio aprovou a despenalização do aborto por 18 votos a 13, em uma polêmica votação celebrada duas semanas depois de uma anterior em que o projeto foi rechaçado com um empate a 15 votos. Na última votação participaram senadores que não estiveram presentes na primeira e inclinaram a balança a favor do aborto.