O delegado do Cáritas Tabasco e da Comissão Episcopal de Pastoral Social (CEPS), Pe. Mario Jiménez, informou que as Igrejas que não estão alagadas se converteram em albergues para os danificados pelas inundações que afetaram a cerca de 70% do estado de Tabasco.

Em declarações à imprensa, o Pe. Jiménez indicou que em Villahermosa –a região mais afetada–, dez templos estão operando como alberga e outros sete estão alagados. "monitora-se quantas pessoas há nela e mandam a ajuda para cobrir as necessidades dos danificados", explicou.

Entretanto, informou-se que devido a problemas com a logística a ajuda não pôde ainda entregar-se de maneira adequada. "As ações a seguir pelo Cáritas são de acordo a um programa que consta de quatro pontos básicos para emergências: atender a emergência, contribuir à reabilitação, reconstrução e a prevenção para futuros desastres naturais", explicou o sacerdote.

Do mesmo modo, indicou-se que o Bispo de Tabasco, Dom Benjamín Castillo, está em constante comunicação com as autoridades federais e estatais para obter que a ajuda humanitária chegue de maneira fluída aos albergues.

A diocese de Tabasco tem mil e quinhentos templos, dos quais 50% foi prejudicado pela inundação.