O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, considerou que na sociedade atual se perdeu o sentido dos direitos humanos e lamentou que com freqüência se falasse de direitos humanos quando se referem a direitos como o de aborto ou a união entre pessoas do mesmo sexo. Ao mesmo tempo, reconheceu que a sociedade padece uma "aguda e ampla quebra moral".

O Cardeal Cañizares que ministrou uma conferência no salão de concílios do Arcebispado de Toledo que versou sobre a "Biografia do Pontificado de João Paulo II", recordou que João Paulo II foi o Papa defensor da verdade, dos direitos humanos, dos jovens e da família, entre outros. Destacou que não qualquer decisão do homem ou dos poderes legislativos pode chamar-se direitos humanos.

Em sua intervenção, o também vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) assegurou que "devemos procurar aquela mensagem de luz" que trouxe João Paulo II em sua visita à Espanha "para renovar e transformar nossa sociedade". Assim, Cañizares reiterou em várias ocasiões que João Paulo II foi o Papa da esperança e da juventude, de uma vez que asseverou que este "não regulou em suas forças para trabalhar na unidade dos povos".

O Cardeal arcebispo de Toledo fez um percurso pela vida de João Paulo II destacando várias de suas ações, afirmando que o Papa "mostrou que a fé em Jesus Cristo permite amar a todos independentemente da religião que processem ou da cultura a que pertençam". Neste contexto, indicou que João Paulo II do início de seu ministério episcopal "disse abrir as portas a Cristo".

Além disso, o Papa dos Direitos humanos -asseverou- convidava à sociedade a sair à rua e que a fé penetrasse nas escolas, na cultura e na política. "Foi um homem de fé que não teve medo, por isso os jovens lhe seguiram", prosseguiu.

Finalmente, recordou o magistério "amplíssimo" de João Paulo II e sua atividade "infatigável". "Defensor dos direitos humanos contribuiu a que caísse a cortina de aço, pregou com liberdade e convicção o Evangelho, contribuiu a criar a nova civilização do homem", concluiu.