O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou às autoridades do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) que não existirão restrições para que os atletas levem suas Bíblias à vila olímpica em Pequim no próximo ano.

Conforme informa Associated Press, o porta-voz do USOC, Darryl Seibel, indicou que "o COI nos informou que não haverá restrições para que os atletas levem suas Bíblias a Pequim ou qualquer outro livro religioso à vila olímpica para seu uso pessoal".

O Comitê Organizador de Pequim negou ter considerado algum tipo de proibição com respeito às Bíblias.

A regra 51 do COI estabelece que "não se permite nenhum tipo de demonstração política, religiosa ou propaganda racial nos lugares olímpicos ou áreas similares". Esta regra –conforme explicaram- impede que os participantes usem os jogos como plataforma política o qual não inclui proibição alguma contra a Bíblia.

''Esperemos que os padrões estabelecidos pelo COI para Jogos anteriores também estejam em vigor para estes", finalizou Seibel.

Entretanto, uma nota no site dos Jogos Olímpicos de Pequim explica que a "cada viajante lhe recomenda não levar mais de uma Bíblia a China".

Há alguns dias, o jornal italiano La Gazzetta dello Sport informou que a Bíblia formava parte de uma lista de objetos proibidos nas vilas olímpicas da China. Um dos organizadores na China reconheceu ante o jornalista deste meio que se tratava de um assunto de "segurança".