O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Rouco Varela, converteu a extinta paróquia de São Carlos Borromeu, no bairro de Entrevías, fechada em abril passado pelo Arcebispado madrileno por cometer sérios abusos litúrgicos, em um "Centro Pastoral", que a partir de agora será atendido pelos mesmos sacerdotes que exerciam ali seu ministério.

Através de um comunicado com data de ontem, o Arcebispado informa que no dia 4 de novembro, o Cardeal Rouco visitou os sacerdotes Javier Baeza Atienza, Enrique de Castro López-Granja e José Díaz Ortiz, "com ministério pastoral até agora na paróquia de São Carlos Borromeu".

A decisão foi tomada pelo Cardeal, continua o comunicado, "depois de um prolongado e fraterno diálogo, com o fim de assegurar a atenção pastoral integral ao mundo da marginalização ao que de modo preferencial vieram dedicando-se, e dispostos a superar positivamente o conflito existente".

Assim, o Cardeal Arcebispo constituiu o Centro Pastoral São Carlos Borromeu, adscrito a IV Vicaría arquidiocesana, que "será atendido pelos três capelães resenhados, os quais prestarão a adequada atenção catequética, litúrgica e social com todas as faculdades concedidas pelo Direito, procurando em toda sua ação pastoral visibilizar a comunhão eclesiástica".

Por sua parte, em declarações a Europa Press, Baeza disse que o Arcebispado não lhes impôs nenhuma condição nem lhes pediu nada relacionado com sua forma de celebrar os sacramentos. Na dissolvida paróquia, recorda-se, dava-se com regularidade a absolvição coletiva e a Eucaristia era celebrada utilizando rosquinhas ou torrones em vez de hóstias.

Baeza agradeceu deste modo "o apoio e a pressão da sociedade civil" que "fez repensar" ao Arcebispado que em abril tinha anunciado que destinaria as instalações paroquiais para um Centro dirigido pelo Cáritas Madri.