O Arcebispo de Valência, Dom Reinaldo del Prette, respondeu aos ataques que o Presidente Hugo Chávez lançou contra os bispos, com a expressão evangélica "da abundância do coração fala a boca" e pediu que se respeitasse as opiniões contrárias à reforma constitucional.

"O Evangelho tem uma frase de Cristo que me ensinaram isso em latim: ‘Ex abundantia cordis os loquitur’ (da abundância do coração fala a boca). Nossas expressões verbais sempre são manifestações do que levamos no coração. Quando escutamos essas expressões violentas, grosseiras, é porque no coração de quem as pronuncia há um vulcão interior muito forte", declarou o Prelado ao jornal El Carabobeño.

Por outro lado, ao referir-se à repressão contra os estudantes da Universidade Central da Venezuela (UCV), por protestar contra a reforma constitucional e que deixou nove feridos, o Arcebispo assinalou que embora a estudantada "sempre é considerado revoltoso pelos governos", a violência não provém do espírito estudantil, pois ficou demonstrado que seu protesto é cívico e democrático.

"Todos vimos que o clima de violência, de tensão, foi-se incrementando nos últimos dias pela polêmica reforma constitucional. Sempre disse: uma Constituição é um contrato social que deve unir aos venezuelanos, não confrontá-los. De maneira que em um país civilizado com uma longa democracia como a nossa, todos os fatores políticos, econômicos, sociais e religiosos devemos expressar nossa opinião sobre algo que incumbe a todos", indicou.

Por isso, Dom Prette pediu que se respeitasse o pensamento de cada cidadão para que seja o povo o que dita para onde dirigir o destino da Venezuela. Advertiu que a Constituição "não é para mudá-la progressivamente mas sim para que seja à base de sustentação do país que procura níveis de desenvolvimento com maior felicidade, como dizia o Libertador em Angostura, para a maioria do povo".