No transcurso de um encontro sustentado hoje no Vaticano, o Papa Bento XVI e o Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, concordaram no valioso aporte que a Igreja pode oferecer a este país da África em temas como o da saúde e da educação das novas gerações, especialmente dos universitários.

Ambas as personalidades, assinala um comunicado do Escritório de Imprensa da Santa Sé, ressaltaram as boas relações entre a Santa Sé e Moçambique, e a "convergência de idéias e propósitos sobre a contribuição que pode oferecer a Igreja ao bem de toda a Nação, com o desejo de uma colaboração cada vez mais concreta no campo da saúde e da educação das novas gerações, que são a esperança da Nação".

"Em particular, a Igreja Católica está comprometida em potencializar e desenvolver sua presença no setor universitário", particulariza o comunicado vaticano.

Bento XVI e Guebuza, informa a Sala Stampa, dialogaram deste modo sobre a "aplicação do Acordo de Paz de Roma, do qual no dia 4 de outubro se comemorou o XV aniversário, concordando sobre a necessidade de alcançar uma plena reconciliação nacional".

E comunicado assinala finalmente que "também se sugeriu que se reatem as conversas em vista de um Acordo entre a Santa Sé e a República de Moçambique", se.

O Presidente africano visitou posteriormente ao Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, que estava acompanhado pelo Secretário para as Relações com os Estados, o Arcebispo Dominique Mamberti.