O recém eleito Presidente da Conferência Episcopal Francesa, Dom André Vingt-Trois, destacou ante os desafios que expõe a lei de bioética, que não podem gerar-se exceções no total "respeito da dignidade humana".

Assim o indicou o também Arcebispo de Paris em entrevista concedida a TV católica Le jour du Seigneur, aonde também comentou que "temos que estar muito atentos. Acredito que na área do respeito à dignidade humana, temos que estar muito conscientes sobre a maneira em que os homens e as mulheres são tratados".

A eleição do Arcebispo como Presidente do Episcopado francês, na Lourdes durante a Assembléia dos bispos, coincide com sua criação este cardinalícia 24 de novembro. "Estou impressionado pela confiança que meus irmãos puseram em mim ao me escolher tão rapidamente. Sinto que começo uma aventura da qual não conheço os detalhes".

"Acredito que por meus 20 anos de experiência como bispos, tenho uma missão primária importante, que é ajudar a meus irmãos bispos a que trabalhem uns com os outros", para que "suas distintas sensibilidades e tendências possam ser expressas dentro da Conferência Episcopal", comentou.