A Comissão dos Episcopados da União Européia (COMECE) apresentou em Bruxelas o documento "Proposta para uma estratégia da União Européia a favor dos matrimônios e das famílias" com dois objetivos principais: "ajudar aos casais casados" e sustentar aos pais em suas tarefas educativas".

No texto se analisam as dificuldades para os matrimônios na Europa como "a implosão demográfica" e a alta taxa de divórcio "que cresceu mais de 50%; entre outros temas. Para os prelados, trata-se direta ou indiretamente, "das dificuldades dos casais de manter relações estáveis" e promover o matrimônio como a melhor forma de união.

Para COMECE, a crise da família se emoldura na sociedade moderna que apresenta aspectos e dinâmicas novas como "a emancipação das mulheres, que é um desenvolvimento bem-vindo"; e desafios novidadeiros que exigem "relações estáveis que possam responder às situações próprias de gerar uma carreira profissional enquanto se educa os filhos em contextos às vezes difíceis; em meio aos quais também aparecem alguns membros anciões das famílias".

Depois de denunciar a violência doméstica como causa de desestabilização familiar, os bispos europeus indicam que é necessário lutar contra ela para assim também evitar "a delinqüência juvenil".

Do mesmo modo, recordam que as políticas regionais européias não deveriam excluir "a utilização de recursos para iniciativas concentradas a melhorar as condições gerais de moradia dos casais a baixo custo".

A COMECE também propõe uma redução do IVA para os "produtos essenciais para as crianças"; assim como ajudar aos pais a controlar melhor a maneira em que os meios de comunicação chegam a seus filhos.