O Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, indicou que a causa de canonização de Giorgio La Pira "avança expeditamente"; a 30 anos da morte do sindicalista, Ex-prefeito de Florência e Deputado da Assembléia Constituinte.

Por sua vez, o Arcebispo de Firenze, Cardeal Ennio Antonelli, comentou que "na liturgia dos funerais de La Pira, o Cardeal Benelli disse que ‘nada pode entender-se de Giorgio La Pira se não se colocar no plano da fé’. Então digo que tudo é herdade espiritual de Giorgio La Pira: sua profissão de docente universitário, a atividade política como membro da Assembléia Constituinte, como deputado, como sindicalista, a atividade caridosa, cultural. Tudo é herdade espiritual assim que tudo é inspirado por um maior amor ao Senhor Jesus".

O Cardeal recordou também que La Pira escreveu: "o Senhor me deu uma grande graça: o desejo de amá-lo e de fazê-lo amar imensamente". "Tudo nele é santidade laica, santidade de laico; e tudo é espiritualidade, juntas a contemplativa com a ativa, como deve ser a de todo cristão", precisou o Cardeal Antonelli.

Para La Pira, explicou o Arcebispo, "a oração era a maior força histórica. Via como em todas as tradições culturais as religiões estavam ao centro, era a inspiradora de tudo. Suas cartas aos contemplativos testemunhavam como sentia como decisiva a presença da oração para sua ação como sindicalista, para sua múltiplo atividade no plano político, nacional e internacional, sobre tudo para seu esforço pela paz no mundo".

"Pode-se dizer -prosseguiu o Cardeal- que foi profeta no sentido mais autêntico da palavra, no sentido no que os Santos são profetas; porque procurava antecipar na história o Reino de Deus, não só em sua vida privada mas também em sua ação. Então, confiando-se na presença do Senhor ressuscitado, que é ativa e incessante na história dos homens, confiando nesta presença, esforçava-se por antecipar os valores do Reino".