O primeiro Vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Roberto Lückert, afirmou que os ataque do Presidente Hugo Chávez por volta da Igreja se devem a qual não lhe agradaram as pesquisas de opinião que advertem que sua reforma constitucional não teria o respaldo esperado de cara ao referendum de 2 de dezembro.

"Que recolha sua língua, grosseiro, caipira, que não insulte, não degrade", expressou o Prelado, uma vez que recordou que já faz dez anos o chamou "bonitão do bairro" porque "sempre está em uma atitude agressiva beligerante, buscando briga com todo mundo, e assim não pode governar".

Nesse sentido, assinalou que esta atitude agressiva se deve a que está muito molesto porque "os numerinhos (das pesquisa) não lhe dão, e é que não vão dar porque a ninguém gosta desta reforma e até seu povo tem medo de ir ao votação".

O Arcebispo de Coro recordou que "foi ele mesmo (Chávez) quem convidou a toda a população a contribuir com idéias, e os bispos simplesmente deram sua opinião e julgamento sobre o qual consideram serão as conseqüências da proposta de reforma que quer impor".

Chávez, explicou, quer centrar a consulta nele e não na proposta de reforma constitucional.