O desenvolvimento mundial deve ser humano, eqüitativo e integral, assinalou o Cardeal Renato Martino, Presidente do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, durante um discurso em Londres que deu a conhecer a Sala de Imprensa da Santa Sé nesta sexta-feira.

O Cardeal pronunciou o discurso durante a XVI Conferencia Bancária, uma reunião anual promovida pela Câmara de comércio Italiana para o Reino Unido  da qual participam os principais representantes do mundo financeiro britânico.

O tema da reunião deste ano é: “Há um modelo europeu para o crescimento global, econômico e social?”.

Em seu discurso, o Cardeal abordou a forma de que o desenvolvimento no mundo fora mais humano, integral, sustentável e caracterizado pela solidariedade. Afirmou a necessidade de reforçar a cooperação no desenvolvimento, e observou que na atualidade “a ação de cooperação ao desenvolvimento adoece de excessiva burocracia, impondo aos países beneficiários onerosas cargas para enfrentar os pedidos de supervisão e avaliação por parte dos doadores”.

O Cardeal sublinhou que era necessário “aumentar os recursos disponíveis” e “criar novas fontes de financiamento” e recordou que “alguns governos estão se movendo já neste sentido, animados pelo apoio moral do Santo Padre e da Santa Sé”.

“Os modelos de desenvolvimento –concluiu- não devem mortificar a extraordinária riqueza e a diversidade características da Europa”.