O Presidente de Profissionais pela Ética (PPE) da Catalunha, Ramón Novella, denunciou a manipulação da imagem de uma criança no pôster publicitário do recente Festival Internacional de Cinema Homossexual em Barcelona. Ante tal fato, exigiu a imediata intervenção da Promotoria de Menores.

"O uso desta foto", explicou Novella, "é uma violação do direito à própria imagem dos menores, reconhecido na lei Orgânica 1/1996, de 15 de janeiro, de Proteção Jurídica do Menor, que em seu artigo 4 proíbe a utilização de imagens dos menores nos meios de comunicação que possa implicar uma intromissão ilegítima a em sua intimidade, honra ou reputação, ou que seja contrária a seus interesses".

"Resulta claramente inadequado que apareça uma criança no pôster, tendo em conta o caráter pornográfico de muitas dos filmes deste festival, e além disso poderia parecer para alguns uma incitação a pederastia", precisou.

Do mesmo modo, o Presidente do PPE Catalunha criticou que este tipo de eventos sejam subsidiados por diversos organismos públicos como o Ministério de Cultura, a Deputação de Barcelona, a Generalitat da Catalunha, as Prefeituras de Barcelona, Tarragona e Tarrasa ou a Filmoteca Nacional.

Por estas razões, PPE Catalunha exige a intervenção da Promotoria de Menores para proteger os direitos do menor, assim como a retirada do pôster e o afastamento das ajudas públicas a este tipo de atividades de minorias, que neste caso, afeta à infância.