Nesta quarta-feira, 7 de novembro, às 20:00 horas no Teatro da Municipalidade de Lo Barnechea, apresentar-se-á a edição chilena de "Eu Sobrevivi a um Aborto", um livro do jornalista Alejandro Bermúdez, Diretor da ACI Digital.

O autor se encontra no Chile para assistir o evento, organizado por Marta Ehlers Bustamente, Prefeita de Lo Barnechea e Gustavo López Sierra, Presidente do Centro de Estudos Católicos do Chile.

O livro será apresentado por Dom Andrés Arteaga, Bispo de Auxiliar de Santiago, e a Dra. Pilar Vigil, membro do Pontifício Conselho para a Vida.

Sobre o livro

"Eu sobrevivi a um aborto" apresenta os testemunhos de quatro mulheres que sobreviveram milagrosamente aos abortos praticados em suas mães. Elas falam sem ressentimentos, com ânimo de reconciliação.

A primeira parte é dedicada a Gianna Jessen, cuja mãe se submeteu a um aborto por injeção salina, procedimento que causa a morte do bebê através de severas queimaduras.

O procedimento não terminou com a expulsão de um feto morto de três meses -como acreditavam aqueles que praticaram o aborto- mas sim de uma bebê agonizante de sete meses de gestação. Uma enfermeira teve piedade dela e em um hospital próximo salvaram sua vida.

A segunda é a história de Sara Smith, cuja mãe -esposa de um pastor protestante -decidiu terminar com sua sexta gravidez em uma clínica de Califórnia. Nem os "médicos" nem Betty sabiam que no ventre levava duas crianças -um homem e uma mulher- e que o procedimento só acabou com um -Andrew James- deixando com vida sua filha Sarah.

O terceiro capítulo está dedicado à "decana" das sobreviventes do aborto: Audrey Frank. Ela sobreviveu à tentativa de aborto de sua mãe, muito antes que o aborto fora legal nos Estados Unidos e nunca quis, até agora, contar sua história fora das limitadas audiências com as quais seu atual trabalho pastoral a põe em contato.

O quarto capítulo o protagonizado por Bridget Hooker. Sua mãe tentou abortá-la em 5 ocasiões com a injeção de um composto químico com o hormônio Pitocin. Bridget nasceu em fevereiro de 1965 sem nenhum problema de saúde e com muitos desejos de viver. Sua profunda fé a ajudou a enfrentar sua história e suportar um árduo processo de reconciliação com sua mãe.

O autor

Além de dirigir ACI Digital, Alejandro Bermúdez é um dos rostos da rede de televisão católica EWTN, onde oferece o segmento "Tema de Fundo". Além disso conduz via Radio Católica Mundial, o programa "Critérios", e oferece um serviço de Podcast intitulado "Ponto de vista" através de www.aciprensa.com 

Para mais informação sobre a apresentação, pode escrever uma mensagem a cec@cecchile.org