A plataforma Hazteoir.org (HO) organizou uma "aula" da controvertida disciplina de Educação para a Cidadania (EpC) na rua Andaluzia, diante do Ministério de Educação; com a qual o governo do PSOE tenta doutrinar ideologicamente às crianças e jovens da Espanha.

O "professor" desta aula ao ar livre foi Alejandro Campoy do HO, interpretando ao Gregorio Peces-Barba, um dos principais ideólogos do PSOE e defensor da polêmica disciplina.

Entre os "alunos" impedimentos de consciência ao EpC se encontravam o Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, Cardeal Antonio Cañizares, a Presidente da Comunidade de Madri, Esperança Aguirre; representantes do HO; entre outros.

Por outro lado, entre os "alunos" que apóiam a EpC estavam José Luis Zapatero, e a Ministra da Educação, Mercedes Cabrera. A entretida mas aguda aula tinha um professor intolerante que apresentava o programa da EpC, entre cujos temas estava a homossexualidade e a conquista dos direitos da mulher; e em seguida recordava que esta disciplina "é obrigatória e imprescindível para que vocês sejam aprovados e obtenham seu título em Educação Secundária Obrigatória".

O "professor" Peces-Barba pôs como exemplo em seguida uma moça grávida "contra sua vontade" para destacar que "a luta das mulheres por seus direitos obteve inclusive o reconhecimento de seu direito ao aborto".

"Ouça, caquético, que já sou 'de maior' para saber o que faço com meu corpo! Comece já com o tema do sexo a encontre e deixe de tédio!", interrompeu a "aluna" Cabrera.

Minutos depois, um indignado aluno fica de pé e exclama "não preciso saber que opinam meus pais de tudo isto. Saiba que me declaro eu mesmo impedimento de consciência a esta disciplina, e agora mesmo saio daqui!".

25.000 assinaturas

Depois da aula, Ignacio Arsuaga, Presidente do HazteOir.org, solicitou uma entrevista com a ministra Mercedes Cabrera para lhe entregar as primeiras 25.000 adesões à campanha EpC NÃO com a qual se pede o retiro da disciplina. (www.epcno.org).

Para ler o guia completo da aula do EpC na rua, ver fotos e vídeos, em espanhol, acesse: http://www.hazteoir.org/modules.php?name=Noticias&file=article&sid=6111