O exorcista colombiano, Pe. Jaime Vélez Correa, assegurou que o "maior em satanismo é os Estados Unidos, o segundo no mundo a Itália, e terceiro a Colômbia"; e que a atual "obsessão de violência" produz o surgimento de cultos e ritos satânicos.

O presbítero, ordenado há 50 anos e exorcista há onze, indicou que o alarmante é a maneira em que as pessoas se separam de Deus, do cristianismo, e caem em vazios de credo, optando pelo satanismo que representa a negação do bem.

Em Bogotá, o eixo cafeeiro e outras cidades da Colômbia se tem conhecimento da existência de cultos satânicos, assinalou o Pe. Vélez em uma entrevista a Caracol Radio e adicionou que "dois ou três casos recebo diariamente" entre eles alguns jovens que decidem apartar-se e renunciar a seitas satânicas. Embora nem todos os casos sejam possessões, há muito também de traumas psicológicos ou patologias clínicas, explicou o presbítero.

Depois de advertir que o procedimento de exorcismo é muito perigoso, o sacerdote afirmou "peço ao Senhor antes de entrar" em seguida terá que "repreender, dirigir-se diretamente ao diabo, lhe diz, dialoga-se com o diabo" e se "ameaça-lhe em nome de Deus. Além disso terá que rezar o credo, uns salmos, parte do evangelho e algumas ladainhas".

Em seguida manifestou que leva em sua maleta "um crucifixo, água bendita, a Bíblia e ornamento sacerdotal, a estola" e acrescentou que nesta luta contra o mal "os operários de Deus" obtêm importantes trunfos, mas o fundamental é retirar as atitudes negativas do pensamento e os corações.

Em outro momento o Pe. Vélez assegurou que logo depois de um exorcismo sente "alegria por que se faz o bem, e fica um cansado" entretanto em seguida tem que esquecer o que viu e ouvido porque a gente estaria por aí "refletindo com essas coisas. Do contrário me tornaria louco".