A organização católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) destinou assistência de emergência à diocese de Les Gonaives na região do Haiti mais devastada pelo furacão Jeanne.

AIS informou que recebeu preocupantes notícias do Núncio Apostólico no Haiti, Dom. Mario Giordana. Na diocese de Les Gonaives a água que alaga a sede episcopal

chega a três metros de altura e o Bispo local, Dom Yves Marie Pean, “pôde com muita dificuldade salvar o Santíssimo Sacramento e uma imagem da Virgem Maria”.

Segundo a AIS “em que apesar a que esta tormenta tropical foi menos potente que os furacões que a precederam, cobrou muitas mais vidas. No Haiti morreram mais de mil pessoas e outras mil permanecem desaparecidas  depois dos deslizamentos de terras e as repentinas enchentes provocadas pelas fortes chuvas do fim de semana passado”.

“Este desastre atirou um novo golpe ao país mais pobre da Iberoamérica, porque já em maio, mais de mil pessoas morreram como resultado de umas terríveis inundações no leste, e em fevereiro foi deposto o presidente Jean-Bertrand Aristide em meio de uma grande agitação política, rebelião armada e pilhagem”, indicou AIS.