O Papa Bento XVI enviou um telegrama de condolências à Associação Comunidade João XXIII pelo recente falecimento de seu fundador, Pe. Oreste Benzi, no qual o recorda como um "incansável apóstolo da caridade a favor dos últimos e dos indefesos".

Na mensagem, o Santo Padre assinala que o Pe. Benzi era um homem de uma "intensa vida pastoral" capaz de fazer frente aos "graves problemas sociais que afligem ao mundo de contemporâneo".

Foi uma "pessoa que trabalhou muito pelo próximo" não só na Itália, mas também em muitos dos países mais pobres do mundo, assegura o Pontífice.

O Pe. Oreste Benzi nasceu em 1925 em Forli (Itália). Aos 12 anos entrou no seminário de Romini e foi ordenado sacerdote em 1949.

Fundou a Comunidade João XXIII em 1968 e em 1972 abriu sua primeira casa para brindar apoio material e espiritual às pessoas que são marginalizadas. Atualmente sua obra está presente em 27 países e conta com 1710 membros. Tem mais de 500 casas (300 na Itália).

Morreu em 2 de novembro de 2007, aos 82 anos, em sua comunidade em Rimini de uma parada cardíaca. Seu funeral se realizará na segunda-feira, 5 de novembro, na Catedral local.