A Conferência Episcopal Argentina (CEA) iniciará na segunda-feira, 5 de novembro, a 94º Assembléia Plenária em Pilar (nos subúrbios da cidade capital), para analisar principalmente o estado da vida consagrada na Argentina.

A reunião, presidida pelo Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires e Presidente da CEA, abordará como primeiro tema o Intercâmbio pastoral e em seguida a aplicação pastoral do Documento da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe.

O tema central da Assembléia, entretanto, será "A Vida Consagrada", a cargo da Comissão Episcopal correspondente, presidida pelo Dom Virginio Bressanelli, Bispo de Comodoro Rivadavia.

Além disso, segundo fontes da CEA, apresentarão relatórios a Comissão Episcopal de Ministérios (CEMIN), O Conselho de Assuntos Econômicos e a Comissão Episcopal de Comunicação Social. Por sua vez, a Comissão Episcopal de Pastoral Social informará sobre o projeto de planejamento pastoral de dependência química.

A Assembléia finalizará na sexta-feira, 9 de novembro, às 7:30 p.m. com o Te Deum, para facilitar o traslado de alguns Bispos a Chimpay (Rio Negro) para a Beatificação de Ceferino Namuncurá.