Os católicos italianos da Diocese de Prato estão convencidos que celebrar Halloween ou a "noite das bruxas" não é próprio dos cristãos e, além disso, pode ser ocasião de atos satânicos. Por isso se reunirão em um templo local para uma vigília de adoração eucarística.

Segundo os organizadores, isto é mais que uma "alternativa" à celebração do Halloween, pois se invocará ao "único espírito que não leva o medo consigo ou o terror, mas sim o amor: o Espírito Santo". A reunião será na igreja Sant’Anna às 9 da noite.

A Comunidade Novos Horizontes e a Comunidade Ágape, responsáveis pela iniciativa, explicaram que "qualquer um pode aproximar-se embora seja um minuto para rezar". Um grupo de pessoas estará em oração toda à noite.

Do mesmo modo, participarão dois sacerdotes quem oferecerão o sacramento da reconciliação durante toda a vigília; que concluirá com a Missa da Solenidade de Todos os Santos às 7 a.m.

Os organizadores insistiram em que este evento procura responder ao Halloween que "trazem sérios problemas do ponto de vista educativos e social; além de religiosos".