A associação Profissionais pela Ética (PPE) solicitou uma entrevista com o atual presidente do Executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero (PSOE), e com a cabeça do opositor Partido Popular (PP), Mariano Rajoy, os duas líderes políticos com maiores possibilidade de governar o país a partir de março de 2008, para expor a situação e projeções da objeção de consciência frente à Educação para a Cidadania (EpC), e entregar os relatórios jurídicos que avalizam este direito.

O Presidente do PPE, Jaime Urcelay, assinalou que o marco da campanha pré-eleitoral é o momento adequado para esta entrevista pois Zapatero está utilizando, como eixo sua campanha, sua capacidade de diálogo para solucionar conflitos, e Rajoy, por sua parte, apelou ao consenso como princípio fundamental de sua política.

Conforme indicou Urcelay, aproveitar-se-ia a ocasião "para apresentar exemplos de pressão e ameaças a alguns alunos cujos pais objetaram frente à Educação para a Cidadania".

A associação de profissionais entregará a ambos os líderes um catálogo de atuações positivas que se estão aplicando em alguns centros escolar: filhos de pais objetores que estão utilizando a hora do EpC para estudar ou reforçar outras matérias e contam com o respeito do centro escolar e da comunidade educativa em geral.

Finalmente, Urcelay recordou a posição da Comunidade de Madri, que expressou seu respeito aos direitos dos pais objetores frente à EpC apontando inclusive a possibilidade de que os alunos que não assistam a ela participem de trabalhos de voluntariado.