O Papa João Paulo II fez um cordial chamado a promover a tolerância e o respeito às minorias religiosas no Paquistão durante seu encontro na quinta-feira pela manhã com o Presidente deste país de maioria muçulmana, Pervez Musharraf.

“Saúdo-o com prazer, bem como aos que o acompanham, em sua visita ao Vaticano e dou-lhes graças pelos amáveis sentimentos que me transmitiu em nome de sua nação”, disse o Pontífice.

“Nesta época de violência –adicionou- convido-o, como  seus compatriotas, a seguir fomentando o espírito de diálogo e de tolerância nessa região”.

Embora o governo de Musharraf mantenha boas relações com o Ocidente, a legislação claramente discriminatória faz a vida extremamente difícil às minorias religiosas, especialmente à comunidade cristã, vítima de freqüentes ataques.

“Só reconhecendo a necessidade de compreensão mútua entre os povos, mediante um intercâmbio de idéias franco e aberto, o mundo pode alcançar  a justiça e a  paz autênticas. Invoco sobre o senhor e sobre todo o povo do Paquistão as bênçãos abundantes de Deus Todo-poderoso”, concluiu o Papa.