A Arquidiocese  chilena de Concepción –cujo nome oficial é “Santísima Concepción”- celebrará a partir da festa de Pentecostes,  um “Ano da Imaculada Conceição”, por ocasião do 150º Aniversário da declaração do dogma da Imaculada Conceição.

Dom Antonio Moreno Casamitjana, Arcebispo dessa arquidiocese, formou uma comissão que se encarregará de que o “Ano da Imaculada Conceição” tenha um caráter peculiar para a arquidiocese que, como disse o Papa João Paulo II em 1987, “com seu nome proclama o mistério de Maria,  à qual seus fundadores e os primeiros missionários deram o nome da Santíssima Conceição, unindo dessa maneira para sempre seu nome com a memória da Virgem Maria e colocando-a sob sua maternal proteção”.

Em sintonia com estas palavras, Dom Moreno chamou os católicos da Arquidiocese a que  “demos começo, como Diocese, a uma grande reflexão sobre esse título mariano cujo nomee levamos”.

Para este ano mariano arquidiocesano foi composta uma oração própria que será rezada em todas as comunidades. Além disso,  será possível ganhar indulgências com a visita à Catedral Metropolitana e o cumprimento das devidas condições.

O calendário do “Ano da Imaculada Conceição”  inclui a realização de um Congresso Mariológico, a cargo do Centro Teológico da Universidade Católica da Santíssima Conceição, onde serã abordado o tema desde o ponto de vista teológico dogmático e pastoral, com suas implicações éticas e suas expressões litúrgicas e cultuais.

Haverá também um exposição de imagens da Virgem no Museu da Catedral e um concerto de Cantos Marianos. Por outro lado, será iluminada a imagem da Imaculada Conceição que está sobre a Catedral e será abençoada a escultura da Imaculada Conceição erigida no leito do rio Bío Bío, o rio mais largo do país, junto à ponte Llacolén.

No final de setembro, mês da pátria chilena, haverá a consagração da cidade de Concepción, capital da  8ª Região do país, à Imaculada Conceição, ato que culminará uma “jornada de oração pelo Chile”.

O “Ano da Imaculada Conceição” terminará com a peregrinação da “Virgem del Cerro”, no dia 8 de dezembro.