Durante a 62º sessão da Organização das Nações Unidas reunida em torno ao tema do desenvolvimento sustentável, o Observador Permanente da Santa Sé ante a ONU, Dom Celestino Migliore, assinalou que o proteção da ecologia não deve dar-se à custa do ser humano nem do desenvolvimento dos povos.

"Minha delegação acredita que o proteção do meio ambiente significa mais que sua defesa", disse o Núncio Apostólico durante seu discurso; e destacou que "proteger o meio ambiente implica uma visão mais positiva do ser humano, no sentido no sentido que a pessoa não é considerada como uma moléstia ou uma ameaça para o meio ambiente, mas sim como alguém que se reconhece responsável pelo cuidado e a administração do mesmo".

Dom Migliore destacou em seguida que "não só não existe oposição entre o ser humano e o meio ambiente, mas sim existe uma aliança estabelecida e inseparável, em que o meio ambiente essencialmente condiciona a vida do ser humano e seu desenvolvimento, enquanto que o ser humano o aperfeiçoa e enobrece com sua atividade criativa".

"A primeira preocupação de minha delegação é a importância de compreender o imperativo moral subjacente de que todos, sem exceção, temos uma grave responsabilidade em proteger o meio ambiente. Embora a proteção do meio ambiente não devesse ser considerada em oposição ao desenvolvimento, tampouco deve ser sacrificada no altar do desenvolvimento econômico".

O Núncio Apostólico destacou finalmente que o meio ambiente "é inseparável de questões tais como a energia, a economia, a paz, a justiça, os interesses nacionais e a solidariedade internacional".