A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) pediu aos cidadãos e governos dos Estados Unidos e México que cuidem e vigiem o respeito às soberanias e dignidade dos cidadãos de ambas as nações em sua luta conjunta por combater o narcotráfico.

Depois de alentar o esforço cooperativo por erradicar o tráfico de drogas através da Iniciativa Mérida, o Episcopado mexicano indicou que o aceitar à responsabilidade compartilhada no combate contra o flagelo do narcotráfico; por parte de governos, instituições e sociedade civil de ambos os países; é um primeiro passo para uma luta mais eficaz, que implique mais prevenção e menos violência.

A CEM assegurou que o papel da Igreja na luta contra o consumo e tráfico de drogas, sobre tudo no tema da prevenção, é brindar seu apoio aos governos e entidades civis e urgindo ao Estado em sua responsabilidade no tema.

O flagelo do narcotráfico gera violência e deteriora a vida social –assinalam os Bispos– e "se manifestam em assassinatos que cada dia destroem mais vidas humanas e enchem de dor às famílias e à sociedade".

A "Iniciativa Mérida" é um plano de cooperação entre os Estados Unidos e México para combater o narcotráfico.