O novo Arcebispo de Minsk (Bielorrússia) e até recentemente Arcebispo de Mãe de Deus (Rússia), Dom Tadeusz Kondrusiewicz, assinalou que os ortodoxos russos "puderam nos haver tratado melhor".

Em conferência de imprensa, o Prelado se referiu às atuais relacione entre os católicos e os ortodoxos russos, precisando que "em meus 16 anos a serviço, nunca procurei que pessoas de outras religiões se convertessem ao catolicismo", saindo ao passo de algumas acusações de proselitismo que alguns líderes ortodoxos fizeram à Igreja Católica.

"Estamos tratando de romper esta parede de problemas, e devemos pôr Cristo no centro de nossas relações", alentou Dom Kondrusiewicz; já que a Igreja Católica considera à Igreja Ortodoxa como "uma igreja irmã" com a qual se têm que unir esforços para "nos dedicar a Cristo".

Os católicos na Rússia são uma minoria de 600.000 em meio a uma população majoritariamente ortodoxa composta por 142 milhões de habitantes. Conforme informam algumas agencia, as autoridades russas estiveram emitindo vistos de apenas um ano ou as estiveram negando repetidamente para os religiosos e sacerdotes católicos que querem entrar em país. Além disso, alguns líderes ortodoxos se opõem abertamente à presença de católicos e outras religiões no país.

Recentemente, a delegação de ortodoxos russos que devia participar do diálogo da Comissão Mista Católica Ortodoxa, decidiu retirar-se intempestivamente por razões de lutas internas da comunidade ortodoxa.