Os Arcebispos africanos de Dakar (Senegal), Dom Théodore Adrien Sarr, e de Nairóbi (Quênia), Dom John Njue, agradeceram ao Papa Bento XVI por sua recente nomeação como novos cardeais, que suscitou uma grande alegria em seus países, não só entre os católicos mas sim em toda a população.

Dom Sarr, também Presidente da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Gâmbia, Guiné Bissau e Cabo Verde, assinalou que sua nomeação o recebe com humildade e é para ele "um chamado, um dever a servir mais e melhor ao Senhor".

O Prelado se ratificou em seu trabalho de fomentar o diálogo inter-religioso em seu país e considerou que espera que "este complemento de autoridade moral que a dignidade de Cardeal me oferece, possa contribuir a promover o diálogo islâmico-cristão no Senegal e no estrangeiro".

Por sua parte Dom Njue manifestou que a notícia de sua nomeação foi "um grande choque" que aceitou "humildemente e diligentemente vou servir à Igreja".

"Nunca esperei tudo isto, mas aceito o chamado", afirmou o Arcebispo e adicionou que seu "traslado a Nairóbi, e a posterior elevação a cardeal são decisões difíceis mas as aceito".

A notícia do chamado a Dom Njue a formar parte do Colégio Cardinalício foi recebida com muita alegria e difundida por muitos meios de comunicação local, que dedicaram várias páginas e muitas horas de sua programação a comentar o acontecimento.

Assim, o Daily Nation, o mais importante jornal do Quênia, indicou que "a nomeação (de Dom Njue) feito pelo Papa Bento XVI não é apenas uma honra para a Igreja, mas sim para todo o País".

Em tanto o Presidente keniano Mwai Kibaki, quem é católico, enviou uma carta de felicitação a Dom Njue: "Eu e minha esposa Lucy lhe oferecemos nosso apoio com nossa oração. Que o Senhor lhe abençoe neste momento em que recebe a importantíssima tarefa de oferecer um guia espiritual aos fiéis católicos".